A campanha Novembro Azul surgiu no Brasil após iniciativa do Instituto Lado a Lado Pela Vida, que, em 2008, lançou a campanha Um Toque, Um Drible, que abordava questões relacionadas ao câncer de próstata.
Com o sucesso da campanha, quatro anos depois, o instituto passou a promover um mês inteiro de ações focadas na saúde do homem, por completo, mas focando sua comunicação para a prevenção ao câncer de próstata, que é a segunda doença oncológica que mais mata homens no Brasil.
Ainda há muita resistência entre os homens quando o assunto é o exame do toque, que é a forma mais eficiente de diagnosticar a doença, mas muito se tem feito para conscientiza-los sobre sua importância na prevenção da doença e os resultados são cada vez mais positivos. Após os 40 anos, o ideal é ir anualmente ao médico para fazer o exame do toque e, além dele, incluir exames de rotina, já que cuidar da saúde nunca é demais.
Para mais informações sobre a Campanha Novembro Azul, sobre o câncer de próstata e sua prevenção, e demais ações, acesso o site do Instituto Lado a Lado Pela Vida.